O que é Design Thinking, afinal?

Atualizado: Fev 26

Durante muitos anos, trabalhei com desenvolvimento de produtos numa grande multinacional.

Tínhamos ferramentas fundamentais para o trabalho, além de nosso conhecimento técnico: um time multifuncional, acesso a pesquisas de mercado e boas conversas com o consumidor em cada projeto. Ainda assim, tínhamos muitas dúvidas se o lançamento seria um sucesso.

Quando as dúvidas surgiam, elas se transformavam em medo e a equipe de projeto era chamada a fazer checagens: novas pesquisas de mercado, longas avaliações de riscos bem como planos para mitigar os riscos. Conclusão: o lançamento era postergado ou cancelado.

Tudo o que eu disse pode (e deve) pertencer ao passado. O Design Thinking (https://designthinking.ideo.com/) chegou (2003) para simplificar e tornar a inovação mais rápida e segura; principalmente por possuir as fases de Prototipagem e Iteração, pode-se dizer que permite inovar de forma ousada com mais segurança.

Trata-se de uma metodologia. Com ela, inovar é mais simples, desde o princípio. Por isso a utilizamos para inovação na FoodWorks.

As três fases da metodologia


As fases do Design Thinking podem variar de autor para autor. Eu gosto muito da forma que Tim Brown, CEO da IDEO, divide o trabalho do Design Thinking: Inspiração, Ideação e Implementação.

Inspiração – Coleta de insights, começa com a compreensão de como as pessoas experimentam o mundo física, cognitiva e emocionalmente; e de como funcionam os grupos sociais e culturas. Parte dessa fase são as conhecidas “idas ao mercado”. Há “saídas a campo” e observação de grupos de interesse.

Depois, vem a Ideação – a construção de protótipos é a ideia mestra dessa fase e deve ser vista como uma maneira de aprender sobre um conceito à medida em que se interage com o protótipo.

Implementação – Um bom meio de conseguir implementar uma ideia é a contação de histórias (storytelling). A história ajuda a expressar ideias com maior clareza e, assim, a encontrar a melhor forma de tornar o produto tangível para as pessoas.

Pode-se dizer que com o Design Thinking, os novos produtos, serviços e negócios, são desenvolvidos em conjunto com o público de interesse. Assim, há possibilidade de iterar! Não tem como não dar certo!


FoodWorks. Alimentamos ideias que mudam o mundo. Inspiramos pessoas a alimentar novas ideias.

Campinas - Brasil 

contato@foodworksweb.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 Mixdcampinas.com -  Criado orgulhosamente com Mixdcampinas