O alimento do futuro

Você já se perguntou como será a alimentação humana daqui a 30, 50 anos e além? Ao que tudo indica, bem diferente, tanto no conteúdo quanto na forma!


Conforme mencionado no discurso de abertura do simpósio internacional The Future of Food, em junho de 2019, a fome não é mais o único grande problema nutricional da humanidade, a obesidade também é (http://www.fao.org/news/story/en/item/1197374/icode/).


A boa notícia é que, nos últimos anos, o mundo tem experimentado uma crescente conscientização quanto à saúde humana e à do planeta (FAO. 2017. The future of food and agriculture – Trends and challenges http://www.fao.org/3/a-i6583e.pdf). Ao mesmo tempo que o consumidor tem aumentado sua exigência quanto ao que deve ser produzido e como deve ser produzido, a tecnologia tem acelerado a competição nesse setor através das agritechs e foodtechs, que contribuem para o processo de desenvolvimento de alimentos, da fazenda até o prato do consumidor.

Os ingredientes estão se tornando tão importantes quanto o produto!


Assim, será cada vez mais importante conhecer a origem e a trajetória do alimento consumido, através de seus ingredientes, não só em razão de valores individuais dos consumidores, mas também para assegurar que o produto final é saudável e seguro. Isso se faz através da rastreabilidade do alimento, facilidade que hoje já está em operação em vários países e em fase piloto no Brasil.


A IBM desenvolveu uma aplicação baseada na tecnologia blockchain que pode conectar todos os atores do ecossistema de alimentos de uma dada região ou país (https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/da-fazenda-ao-prato-ibm-ajuda-a-transformar-a-agricultura-e-a-industria-de-alimentos-na-america-latina/). Junte-se a isso a tecnologia IoT e a Inteligência Artificial do Watson, e o resultado será muito mais transparência e segurança para o consumidor.

A impressora 3D na sua cozinha ...

E a evolução não vai parar por aí. O alimento estará cada vez mais associado à saúde e será visto, cada vez mais, como remédio! O entendimento das necessidades nutricionais, associado à noção de funcionalidade, fará com que o supermercado do futuro se pareça muito com o que hoje é uma farmácia de manipulação. E não é ficção científica!


Em 30 anos, será perfeitamente possível comprar uma embalagem com os componentes do seu bife customizado para que você o fabrique em casa na sua impressora 3D!


FoodWorks. Alimentamos ideias que mudam o mundo. Inspiramos pessoas a alimentar novas ideias.

Campinas - Brasil 

contato@foodworksweb.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 Mixdcampinas.com -  Criado orgulhosamente com Mixdcampinas