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Modelo de Maturidade de Inovação

Atualizado: 10 de Jun de 2019

A inovação existe desde que o ser humano existe, pode apostar! No entanto, passou a ocupar lugar de destaque no cotidiano a partir das últimas décadas do século 20. Todas as empresas estão preparadas para inovar? – Não, não mesmo! Muitas delas entram no jogo com atividades de inovação e não conseguem resultados positivos. Quais as razões?

Estudos de mercado têm mostrado que muitas empresas não conseguem avaliar o nível de maturidade em inovação e, consequentemente, não conseguem ter sucesso ou evoluir na capacidade de inovar.


Nem todas as empresas são disruptivas!


Com o objetivo de suprir essa carência, surgiram os “modelos de maturidade de inovação”. Alguns de origem acadêmica, outros criados por consultorias especializadas e até por fabricantes de produtos. Uns são bastante detalhados e complexos. Outros, didáticos e de aplicação relativamente simples, contam, inclusive, com ferramentas de apoio.

Como usuária por muitos anos do framework Capability Maturity Model Integration (CMMI), desenvolvido pelo SEI da Carnegie Mellon University, visando a indústria de desenvolvimento de software, tenho preferência pelo Innovation Management Maturity Model (2015 Planview, Inc., All Rights Reserved) que nele se inspirou.

Esse modelo foca no conjunto estratégia, pessoas, processos e ferramentas como os pilares do desenvolvimento bem sucedido de inovações. Tomando por base a frase “se você não sabe onde está, um mapa não irá ajudar.”, esse modelo provê uma forma de avaliar qual a atual capacidade da empresa para inovar, ou seja, “onde ela está”. Em seguida, um mapa que permite o aumento da capacitação em direção ao desenvolvimento vitorioso de inovações.


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