Campinas - Brasil 

contato@foodworksweb.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 Mixdcampinas.com -  Criado orgulhosamente com Mixdcampinas

Casos de sucesso na indústria 4.0

Atualizado: 10 de Dez de 2019

Como você pode imaginar, muitas empresas no mundo estão investindo em iniciativas associadas à indústria 4.0 (https://www.foodworksweb.com.br/post/a-inovação-na-indústria-4-0), mas poucas conseguiram integrar as tecnologias habilitadoras dessa revolução industrial no processo de fabricação em escala. E isso é essencial para obter benefícios econômicos e financeiros significativos.


Objetivando ajudar as indústrias a obterem tais benefícios, o Fórum Econômico Mundial, em colaboração com a McKinsey & Company, examinou mais de 1.000 fabricantes líderes da indústria, visitando as instalações mais avançadas e identificando 16 fábricas que podem ser consideradas modelos de adoção da indústria 4.0.

As 16 fábricas escolhidas conseguiram evoluir pilotos de implantação das tecnologias da indústria 4.0 para a integração em escala, escapando da inércia do chamado “purgatório piloto” no qual muitas empresas permanecem. Elas estão localizadas em países emergentes ou desenvolvidos e representam empresas de diferentes portes – pequenas, médias ou grandes. Elas também oferecem evidências do mundo real para eliminar mitos e mal-entendidos que representam barreiras para a adoção da indústria 4.0.

Como obter os benefícios da indústria 4.0?

Os resultados desse trabalho, incluindo as experiências e lições aprendidas pelas fábricas em sua jornada rumo à indústria 4.0, estão reunidas no documento (http://www3.weforum.org/docs/WEF_4IR_Beacons_of_Technology_and_Innovation_in_Manufacturing_report_2019.pdf).


De acordo com o documento, as 16 fábricas atingiram um alto impacto positivo com a troca mínima de equipamentos. E contrariamente às preocupações de perda de muitas posições de trabalho, essas fábricas-modelo não trocaram operadores por máquinas. Elas estão em conformidade com dados sugeridos por um relatório da McKinsey: menos de 5% das tarefas consiste de atividades que são 100% automatizáveis com a tecnologia atual, enquanto de 62% das tarefas têm pelo menos 30% de atividades automatizáveis (https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/featured%20insights/future%20of%20organizations/what%20the%20future%20of%20work%20will%20mean%20for%20jobs%20skills%20and%20wages/mgi-jobs-lost-jobs-gained-report-december-6-2017.ashx).


É interessante notar que, embora essas 16 fábricas estejam à frente na implantação mundial da indústria 4.0, seu processo de transformação ainda está em andamento e elas reconhecem o potencial para melhorar ainda mais.


FoodWorks. Alimentamos ideias que mudam o mundo. Inspiramos pessoas a alimentar novas ideias.