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Maria do Carmo ...

... Talvez o CV formal diga pouco sobre a alquimia que a instigou a estudar a interação entre moléculas de alimentos. Queria ser química e explorar a beleza das descobertas, mas não sabia que haveria tantos cálculos adiante. Por sorte, a irmã, Maria Nazareth, a alertou de que a engenharia de alimentos seria a melhor graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que poderia escolher. “E pensar que a engenharia me interessou mais que a química, quando ingressei de fato. E, se ali, não pensava na bioquímica do alimento, hoje pondero muito mais sobre a maneira como o consumidor se relacionará física e emocionalmente com ele”, revela. 


Pão, biscoitos. Chocolates. Cafés. Aromas. Soja. Merendas escolares. Maionese, ketchup, mostarda, molhos para salada. Ao longo do tempo, além desses produtos todos (e muitos outros, pois Maria do Carmo é cidadã do mundo), aprender a compreender a maneira como as pessoas se relacionam com os alimentos, em diversos níveis, fez parte do cancioneiro dela. Vendas, treinamento, gestão, inovação, pesquisa e desenvolvimento: Maria do Carmo tem experiência em nível global.  


 
 

Criativa e curiosa, vive a flertar com a multisensorialidade e a neurociência, áreas afins ao neuromarketing, ao food design e ao (food) design thinking. Conceitos interdisciplinares que podem culminar em soluções disruptivas de fato. Observar, idear, prototipar e extrair o que há de melhor das pessoas é algo que a motiva nesta fase de seus mais de 30 anos de carreira – boa parte deles dedicados à gigante Unilever. 
O acento na comunicação decorre, em parte, da pós-graduação em marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).